ARACEAE

Philodendron vargealtense Sakur.

Como citar:

; Tainan Messina. 2012. Philodendron vargealtense (ARACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

262.435,553 Km2

AOO:

60,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

A espécie é encontrada nos Estados de São Paulo, Espírito Santo (Sakuragui et al., 2012) e Minas Gerais (CNCFlora, 2011).Em Vargem Alta, ES, a espécie foi encontrada em altitude entre 700 e 850 m (CNCFlora, 2011)

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador:
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

As categorias de ameaça nãosão aplicáveis para esse espécie uma vez que a espécie é de ampla distribuiçãoe não apresenta ameaças diretas ou uso. Portanto foi considerada "Menos preocupante" (LC).

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Diferencia-se de P. myrmercophilum por ter mais de um óvulo por lóculo e pedúnculo pequeno (Sakuragui et al., 2005).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Sim
Detalhes:

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Floresta ombrófila densa
Habitats: 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane
Detalhes: A espécie foi encontrada com flores em novembro e término da inflorescência em janeiro. Habita locais úmidos e sombreados como encosta de montanhas (Sakuragui; Mayo; Zappi, 2005).Tem hábito epífita e hemiepífita, com síndrome de dispersão endozoocoria e síndrome de polinização entomofilia (Breier, 2005)

Ameaças (1):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
No Espírito Santo, o café é uma das principais fontes de receitas e foi uma das principais causas de destruição florestal. Nos anos 60, com a queda nos preços dessa cultura, a criação de gado surgiu como alternativa, provocando novo e extenso desmatamento no Estado. Hoje, as pastagens ocupam cerca de 50% da área anteriormente utilizada para agricultura. A pastagem e o café, junto com a monocultura do eucalipto, substituíram a maioria da área anteriormente coberta por Mata Atlântica. As ameaças da agropecuária tornam os remanescente de Mata Atlântica do Estado limitados as paisagem montanhosa, que torna a exploração difícil e onerosa (CEPF, 2001)

Ações de conservação (2):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
Presente na Lista vermelha daflora do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007), na categoria "Criticamente em perigo" (CR).
Ação Situação
4.4 Protected areas on going
A espécies ocorre nas seguintes unidades de conservação (SNUC): Estação Ecológica Vargem Alta, Reserva Natural da Compania Vale do Rio Doce, Reserva de Santa Lucia, ES, Parque Natural Municipal Ribeirão do Campo, MG, Parque Estadual da Ilha do Cardosoe Parque Estadual Carlos Botelho, SP (CNCFlora, 2011)